Antigas cidades maias e estradas são descobertas na Guatemala e no México
O achado pode revelar detalhes sobre a vida e organização daqueles que viviam na região, afirmam especialistas
Foto: Reprodução/Twitter
Arqueólogos anunciaram, nessa segunda-feira (16), a descoberta de uma rede de estradas, edifícios e assentamentos no sítio arqueológico de La Cuenca Mirador Calakmul, localizado entre o norte da Guatemala e o sul do México. O achado pode revelar detalhes do modo de vida e da organização dos maias que viviam na região.
De acordo com os especialistas, uma das descobertas mais significativas é a de uma rede de estradas que interligava diversas áreas da civilização maia. As rodovias atingiam cerca de 177 quilômetros de extensão.
Os arqueólogos também encontraram 189 novos sítios, que somados aos 775 encontrados em 2015, chegam a 964 antigos assentamentos maias, com casas, estruturas e campos para jogar bola.
“A maioria dos locais data dos períodos pré-clássico médio e tardio, de por volta de 1000 a.C., até pouco depois da época de Cristo", destacou a Fundação Fares, uma das financiadoras do projeto, em comunicado à imprensa.
Segundo Richard Hansen, arqueólogo americano encarregado das investigações arqueológicas e diretor do projeto Mirador, os assentamentos estão em uma das poucas florestas tropicais intocadas remanescentes na região.