Antonio Brito, do PSD, retira candidatura à presidência da Câmara dos Deputados
Em coletiva ao lado de Gilberto Kassab, deputado anunciou apoio a Hugo Motta
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
O deputado federal baiano Antonio Brito, líder da bancada do PSD na Câmara, retirou a candidatura à presidência da Casa nesta quarta-feira (13) e declarou apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para o cargo. O anúncio foi realizado ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, durante uma coletiva de imprensa em Brasília.
“Foi uma posição majoritária da bancada. Temos o compromisso com o respeito à proporcionalidade da Câmara”, disse o deputado.
Com a desistência de Antonio Brito, oficialmente restam duas candidaturas para presidência da Câmara no próximo ano: a do deputado Hugo Mota e a do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
Candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Hugo Motta é o favorito na disputa. Ele já recebeu o aval do PP, Republicanos, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB, Podemos e, agora, PSD. Juntas, as siglas somam 429 parlamentares.
Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, Motta precisa de, pelo menos, 257 votos.
A eleição da nova Mesa será no início de fevereiro, em data a ser confirmada. Estarão em disputa sete cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.