• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Anuário: 10 das 30 cidades mais violentas do Brasil estão na Amazônia
Brasil

Anuário: 10 das 30 cidades mais violentas do Brasil estão na Amazônia

Levantamento foi com base nos dados entre 2019 e 2021

Por Da Redação
Ás

Anuário: 10 das 30 cidades mais violentas do Brasil estão na Amazônia

Foto: Fernando Martinho/Repórter Brasil

Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgou, nesta quinta-feira (30), os dados do Anuário com base nos dados entre 2019 e 2021, apontou que a Amazônia tem 10 das 30 cidades mais violentas do Brasil.

O estudo elaborou um ranking através do índice de mortes a cada 100 mil habitantes. O cálculo foi proporcional a quantidade de moradores e as mortes violentas intencionais, incluindo homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e assassinatos em ações policiais.

Para o Fórum, o resultado demonstra que o cenário de violência em áreas fronteiriças e de comunidades indígenas já fazia parte dessas regiões antes das mortes do jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira. 

As 10 cidades são: Jacareacanga (PA), Floresta do Araguaia (PA), Anapu (PA), Senador José Porfírio (PA), Novo Progresso (PA), Aripuanã (MT), Bannach (PA), Japurá (AM), Cumaru do Norte (PA) e Junco do Maranhão (MA).

Das 30 cidades mais violentas do país, há 18 rurais, oito intermediárias e quatro urbanas. Pará é o estado que lidera o ranking (7 cidades), seguido de Bahia (6), Rio Grande do Norte e Ceará (5 cidades cada). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário