Anvisa concede autorização a novo ensaio clínico de vacina britânica contra covid-19
Imunizante é patrocinado por biofarmacêutica do Canadá
Foto: Reprodução/Frontliner
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (8) um novo ensaio clínico da vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica GSK (GlaxoSmithKline) contra Covid-19. O imunizante é patrocinado pela biofarmacêutica canadense Medicago R&D Inc.
O ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil fará parte do estágio 3, que corresponde à fase 2/3 do estudo. A Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento.
Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas. A fase clínica serve para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento. Até agora, a Anvisa já concedeu a aprovação dos estudos das vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e a empresa Astrazeneca; pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; pela Pfizer/Wyeth e pela Janssen-Cilag.