Anvisa emite alerta sobre medicamento que causa malformação de feto em gestantes
Estudo ainda não determinou o principal efeito negativo do medicamento no público gestante
Foto: Ana Nascimento | MDS | Portal Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a prescrição do uso do medicamento ondansetrona para mulheres grávidas. Segundo a Anvisa, pesquisadores investigam se o medicamento causa malformação do bebê.
O remédio é utilizado para prevenção e no tratamento de vômito e náuseas em geral, principalmente em casos de quimioterapia e radioterapia. Após a conclusão dos estudos, há a possibilidade de contraindicar o uso do medicamento.
Durante o estudo, foram comparadas 88.467 mulheres expostas à ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez com 1.727.947 mulheres não expostas à substância. O resultado mostrou que 14 dos 11 casos registrados, os bebês apresentaram defeitos de fechamento orofacial identificados para cada 10 mil nascimentos de descendentes de mulheres expostas, principalmente relacionados à ocorrência de casos de fissura palatina.
Porém, o estudo ainda não determinou o principal efeito negativo do medicamento no público gestante. Diante das análises precoces, a agência analisa a alteração do medicamento para categoria D, que representa evidências positivas de risco fetal. Atualmente a ondansetrona ocupa a categoria B de gravidez, ou seja, não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.