Anvisa proíbe suplemento alimentar vendido como "cura para diabetes" e alerta sobre golpe
Agência sanitária afirma que eficácia de produto nunca foi confirmada
Foto: Reprodução
Publicações que circulam nas redes sociais promete a cura para o diabetes com um suplemento alimentar chamado Insupril, no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta para um golpe e proibiu a comercialização do falso medicamento.
O diabetes é causado pela falta de insulina, produzida no pâncreas, ou pela deficiência na ação dela, a doença não tem cura, apenas controle.
Especialistas chamam atenção para o fato do produto ser um suplemento alimentar, ou seja, não é um medicamento. Mesmo assim, a empresa divulgada promessas de tratamento e cura para o diabetes.
No site de reclamações Reclame Aqui, há centenas de relatos de pessoas enfrentando problemas com a entrega ou a eficácia do produto. Isso demonstra que muitas estão acreditando na falsa promessa.
Em um vídeo publicado nesta semana, um indivíduo se apresenta como médico e faz afirmações falsas de que medicamentos usados no tratamento global, como a metformina, não funcionam ou possuem efeitos colaterais graves. Ele sugere que os pacientes substituam a medicação pelo suplemento, vendido por R$ 199,90.
O vídeo foi denunciado por Ana Bonassa, PhD em Ciências pela Universidade de São Paulo e divulgadora científica no perfil Nunca Vi 1 Cientista.
Até segunda-feira (23), apesar da proibição, a página do Insupril continuava ativa, permitindo a compra do produto, que também seguia sendo vendido em marketplaces.