• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Anvisa suspende uso e venda de implantes hormonais manipulados conhecidos como "chips da beleza"

Anvisa suspende uso e venda de implantes hormonais manipulados conhecidos como "chips da beleza"

A decisão consta em uma nova resolução da agência

Por Da Redação
Ás

Anvisa suspende uso e venda de implantes hormonais manipulados conhecidos como "chips da beleza"

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como "chips da beleza", vendidos por farmácias de manipulação em todo o Brasil. A medida, que consta em uma nova resolução a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), tem força de lei.

Segundo a Anvisa, a suspensão é preventiva, motivada por denúncias de entidades médicas, como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Essas denúncias indicam um aumento de pacientes com complicações devido ao uso de implantes hormonais que misturam diversas substâncias, algumas sem avaliação de segurança para uso implantável.

Desde o ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia proibido a prescrição de terapias hormonais para fins estéticos, como ganho de massa muscular e melhora no desempenho esportivo.

Os "chips da beleza" são amplamente utilizados para emagrecimento, tratamento da menopausa, antienvelhecimento, aumento da libido e massa muscular. No entanto, especialistas alertam que esses implantes podem conter substâncias como testosterona, gestrinona e outras combinações hormonais, cujos efeitos são prejudiciais à saúde.

A Anvisa recomenda que pacientes em uso desses implantes consultem seus médicos para orientações sobre o tratamento. Reações adversas devem ser notificadas à agência. O órgão também emitiu um alerta sobre os riscos de complicações graves, como dislipidemia, hipertensão, AVC, arritmia cardíaca, entre outros efeitos colaterais, incluindo alterações estéticas como hirsutismo e alopecia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário