Anvisa suspense fabricação e comercialização de produtos da Labornatus do Brasil
Empresa é conhecida pela venda de suplementos alimentares, chás e shakes
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta sexta-feira (21), a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos, de qualquer lote, produzidos pela Labornatus Brasil. O órgão identificou "falhas graves" na fábrica da cidade de Marataízes, no Espírito Santo e determinou o recolhimento de todos os itens vendidos pela empresa.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (19) por meio da Resolução RE 1.344. A Labornatus é conhecida pela venda de suplementos alimentares, chás, shakes e outros alimentos semelhantes.
Na fiscalização, foram identificadas “falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores, controle de pragas, controle de potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas e do produto final, Programa de Controle de Alergênicos, entre outros”, segundo nota da agência.
“Além disso, os produtos da empresa não apresentam em sua rotulagem a declaração sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares, dos seus derivados ou sobre o risco de contaminação cruzada”, diz o texto da resolução.
Segundo a Anvisa, a suspensão foi imposta à empresa e permanecerá válida até a adequação do processo de fabricação e dos produtos aos requisitos da legislação sanitária do país.