'Apagão' de energia desliga semáforos, Elevador Lacerda e deixa celulares sem internet na Bahia
Hospitais estão sendo mantidos por sistemas de gerador
Foto: Divulgação
O "apagão" de energia, que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica, causou diversos transtornos nas cidades da Bahia nesta terça-feira (15). Ainda sem previsão de retorno, o Elevador Lacerda segue parado. Já no metrô de Salvador, que chegou a ser evacuado, usuários contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que os hospitais da rede estadual dispõem de gerador, e que os serviços essenciais, como equipamentos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e centros cirúrgicos estão garantidos.
Na rede particular de saúde, todos os sistemas de urgência, emergência e mecanismos de suporte de vida, de hospitais e clínicas estão sendo mantidos por sistemas de gerador.
Já os usuários de internet de operadoras como Vivo, Tim e Claro relatam estar sem rede para internet.
Serviços essenciais por ligação, como Samu 192 e o Disque Salvador 156 ficaram fora do ar. O BRT está com operação normal e não teve alterações no funcionamento.
Semáforos de diversos pontos de Salvador e outras cidades da Bahia, como Lauro de Freitas e Feira de Santana, também foram afetados. O Polo Industrial de Camaçari, que é o maior da Bahia, e unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão estão às escuras.