Apagão fez Brasil importar energia elétrica da Argentina e do Uruguai
Segundo ONS, importação se deu em caráter emergencial

Foto: Reprodução/Pixabay
Técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informaram nesta sexta-feira (25), durante a reunião do Programa Mensal da Operação (PMO) referente a setembro, que o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal no dia 15 de agosto fez com que o Brasil importasse energia elétrica da Argentina e do Uruguai para garantir o fornecimento interno.
Na ocasião, a Argentina exportou 216 megawatts-médios (MWmed), enquanto o Uruguai enviou 40 MWmed. Os técnicos do ONS informaram ainda que a importação se deu em caráter emergencial, o que está previsto em acordo entre estes países. Eles declararam ainda que o Brasil tinha saldo para receber esta energia.
Por conta das condições favoráveis de geração de energia elétrica no País nos últimos meses, o Brasil tem exportado energia elétrica a estes dois países. Essa tendência se manteve durante agosto, com exceção do dia do apagão, sobretudo com a Argentina, que chegou a receber 513 Mwmed. O ONS reforçou que continua a estudar o caso para compreender todos os fatos que levaram ao apagão que afetou todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).