Governo estuda fazer 'Enem' de concursos públicos para unificar provas
Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que ideia é facilitar acesso

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A titular do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ministra Esther Dweck, afirmou à colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, que a pasta estuda a possibilidade de criar uma prova nacional que unifique os processos seletivos de concurso público para o governo federal.
De acordo com ela, a prova teria um modelo de aplicação semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo realizado em localidades remotas do país e com um custo mais acessível. A ideia é que o teste apresente questões de conhecimentos gerais, mas também específicas relacionadas às áreas escolhidas pelos candidatos.
Além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Advocacia-Geral da União (AGU ) já foram consultados sobre a viabilidade do projeto.
“É um processo de democratização do acesso para se tornar servidor público, mas também no sentido de que há uma retomada do processo de contratação para o setor, reforçando o fortalecimento do Estado brasileiro”, disse a ministra, que anunciou a abertura de 8.146 novas vagas no governo federal para 2023.