Brasil

Apagão: Governo e empresas de energia se reúnem para analisar causas

Queda generalizada de energia ocorreu em 15 de agosto

Por Da Redação
Ás

Apagão: Governo e empresas de energia se reúnem para analisar causas

Foto: Reprodução/Pixabay

O Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se reunirão nesta sexta-feira (25), com empresas de geração e transmissão de energia para discutir o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal em 15 de agosto. Este será o primeiro encontro entre as entidades antes da elaboração do relatório final sobre as causas da interrupção.

A interrupção generalizada de energia teve início em uma linha da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), vinculada à Eletrobras, em Quixadá (CE). A própria companhia reconheceu uma falha sistêmica. No entanto, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ONS, o evento isolado no município cearense não seria suficiente para causar a suspensão ampla de energia.

As autoridades técnicas responsáveis estudam outros fatos ocorridos após o ponto inicial. De acordo com o ONS, o apagão começou às 8h30 de 15 de agosto. Na região Sul, a energia foi retomada às 9h05; no Sudeste e no Centro-Oeste, às 9h33; e no Nordeste e no Norte, às 14h49. A única unidade da Federação que não foi afetada pelo apagão foi Roraima. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário