• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Apenas 1% das pessoas com doença de Chagas recebe cuidados adequados, diz OMS
Mundo

Apenas 1% das pessoas com doença de Chagas recebe cuidados adequados, diz OMS

A organização informou que pelo menos 75 milhões de pessoas, no mundo, tem risco de contrair a doença

Por Da Redação
Ás

Apenas 1% das pessoas com doença de Chagas recebe cuidados adequados, diz OMS

Foto: CDC/David Snyder

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nessa quinta-feira (14), quando é comemorado o "Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas", que pelo menos 75 milhões de pessoas, no mundo, estão sob risco de infecção da doença.  

Também conhecida como "doença silenciosa" o mal de chagas apresenta poucos sintomas e sinais, apresentando dificuldade para ser detectada. Causada pelo parasita Trypanosoma crusi, ela é transmitida ao ser humano através de uma picada do inseto triatomíneo, também chamado de barbeiro. Sem os cuidados adequados, a doença de Chagas leva a complicações cardíacas, derrames e problemas gastrointestinais graves e até morte súbita.

Mauricio Cysne,  diretor de Relações Externas da Iniciativa Global de Saúde, Unitaid, explica que, na América Latina, a doença é considerada endêmica. “Na América Latina, a doença de Chagas causa mais morte do que qualquer outra doença causada por uma parasita incluindo a malária com cerca de 75 milhões de pessoas em risco. A Unitaid apoia ações no Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai para melhorar a triagem e o tratamento da doença de Chagas para limitar a transmissão de mortes. Com isso, evitando hospitalizações e mortes por essa doença insidiosa em toda a região", afirmou.

O órgão citado calcula que até 7 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas. Menos de 10% desses pacientes são diagnosticados e apenas 1% recebe o tratamento adequado. Além disso, o mal de chagas foi apontado como uma das doenças chamadas "negligenciadas". Ela ganhou o título, pois muitas das pessoas que estão em maior risco de contrair a doença são populações mais pobres e marginalizadas.

A OMS ainda afirmou que 1 milhão de mulheres em idade reprodutiva podem estar contaminadas. A agência pede aos países que invistam na prevenção da forma congênita, ou seja de mãe para filho. O Mal de Chagas também é transmitido por transfusão de sangue ou doação de órgãos.

Uma parceria da Unitaid com o Ministério da Saúde do Brasil promete melhorar o acesso a testes e o tratamento dos pacientes com cuidados para mulheres e bebês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário