Apenas 1% dos cursos EaD conquistaram nota máxima no Enade 2023

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) aplicado em 2023 mostram que somente nove cursos na modalidade EaD (educação a distância) alcançaram a nota máxima da avaliação, 5.
A maioria, 512, ficou com o conceito 2 e 3, insatisfatórios. O conceito 4, satisfatório, foi alcançado por 56 cursos. O 1, pior, por 46.
No total, foram avaliadas 692 graduações. Algumas também foram classificadas como sem conceito. As com nota máxima equivalem a 1,3%.
O Enade foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (11). O principal indicador do exame é o conceito preliminar de curso, esse que vai de 1 a 5. Ele é obtido a partir do desempenho dos alunos na prova, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos.
Quase todos os cursos de graduação possuem modalidade EaD, exceto engenharia florestal, medicina e odontologia. Há outro, porém, em questão: enfermagem.
Em junho de 2024, o governo suspendeu a abertura de cursos de enfermagem online até março de 2025. A suspensão foi determinada após ações judiciais do Conselho Federal de Enfermagem, que alegava defasagem nos currículos e má qualidade no ensino.
O Enade mostrou isso. A maioria dos cursos foi classificada com conceito 2 e 3. Nenhum com 4 ou 5.
O Enade é uma avaliação obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação. A prova compõe o sistema de avaliação e regulação do ensino superior. O exame mede os aspectos da formação geral e específica dos estudantes.
A prova tem 40 questões, sendo 10 delas de conhecimentos gerais e 30 de conteúdos específicos da área de formação do estudante.