Apenas 7% dos objetivos de desenvolvimento sustentável avançam no Brasil
Resultado é atribuído à pandemia e à falta de priorização das políticas sociais
Foto: Ciat/Neil Palmer
Um relatório publicado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 durante o Fórum Político de Alto Nível, que acontece em Nova Iorque, revela que apenas 7% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tiveram progresso satisfatório no Brasil.
O documento indica que 34,5% das metas apresentaram “progresso insuficiente”. Em entrevista ao portal ONU News, Alessandra Nilo, co-facilitadora do grupo, atribuiu o avanço lento das metas à gestão da pandemia e à falta de priorização das políticas sociais e climáticas.
“Apesar de 58 das 168 metas avaliadas que de alguma forma avançaram, esse avanço não significa que nós estamos em um patamar de poder alcançar essa meta em 2030, porque quando nós avançamos, na verdade, muitas vezes voltando para o lugar onde nós estávamos antes desse processo de tanto retrocesso que nós vivemos”, disse a especialista.
Os dados coletados pelo Grupo de Trabalho facilitado por Alessandra Nilo foram utilizados pelo governo brasileiro na apresentação da revisão voluntária de progressos nos ODS. Ainda duat br a entrevista, ela afirmou que o diálogo das autoridades do Brasil com a sociedade civil, à frente da compilação de dados, indica um avanço nas relações “democráticas e republicanas”, já que os lados possuem avaliações distintas, mas trabalham em parceria.