• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Apenas um terço da agenda oficial de Damares Alves foi dedicada a mulheres, aponta pesquisa
Brasil

Apenas um terço da agenda oficial de Damares Alves foi dedicada a mulheres, aponta pesquisa

Informações foram obtidas através dos dados expostos no site do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos

Por Da Redação
Ás

Apenas um terço da agenda oficial de Damares Alves foi dedicada a mulheres, aponta pesquisa

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A empresa 'Gênero e Número' informou que quase um terço da agenda oficial ex-titular do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, foi dedicada a mulheres. Além disso, mais de 70% das reuniões realizadas foram com homens. As informações foram obtidas a partir da análise de 2.300 compromissos da ex-ministra, que estão expostos no site da pasta. As informações são do Uol.

De acordo com a pesquisa, durante os três anos que esteve à frente do Ministério, Damares efetuou apenas 12 compromissos relacionados a assuntos como igualdade racial. O público LGBTQIA+ recebeu menos atenção, com quatro reuniões realizadas.

Despachos internos e reuniões de governo, cujo tema não é mostrado na agenda, ocuparam mais de um terço (35%) dos compromissos da ex-ministra. Já o tradicional périplo de parlamentares ao ministério (que ocorre com todas as pastas) ocupou quase 25% da agenda oficial da ex-ministra.

Segundo a Gênero e Número, 74% dos deputados e senadores que se reuniram com Damares eram homens e 26%, mulheres. Mulheres foram maioria em apenas 234 compromissos, relacionados a idosos, defesa da vida/família, igualdade racial, e mulheres.

Em entrevista à reportagem da Uol, a ministra confirmou as informações divulgadas. "Em compromissos da Secretaria [Nacional dos Direitos] da Criança [e do Adolescente], por exemplo, nos programas de proteção, nas unidades socioeducativas, temos muitos conselheiros tutelares homens, muitos agentes de unidades socioeducativas homens, muitos educadores homens, defensores homens. Quem está em lugar de poder e decisão na sua maioria no Brasil são homens", disse.

"E que bom que o ministério da mulher está atendendo homens. É para lembrar que ele não é só da mulher. É da criança, do idoso, dos povos tradicionais. Que bom que a gente não faz essa distinção de sexo. Já pensou se eu dissesse que só vou atender mulher? Não ia dar certo", seguiu. Damares deixou o cargo no final de março e deu lugar a Cristiane Britto, ex secretária-executiva do ministério.

A metodologia utilizada na análise da agenda oficial levou em conta os temas tratados pelas oito secretarias do ministério e ainda compromissos recorrentes, que mereceram a atenção de Damares, como sobre voluntariado (eventos com a primeira-dama, Michele Bolsonaro, e do programa Brasil Acolhedor) e o programa Abrace o Marajó (que inclui outras pastas).

A partir disso, foi percebido que Compromissos diretamente relacionados a mulheres, direitos humanos, infância e adolescência são maioria na agenda da ex-ministra (quase 60% do total), quando excluídos despachos internos, reuniões de governo e com parlamentares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.