Apesar das altas temperaturas, ministro descarta risco de racionamento de energia
Alexandre Silveira afirmou que os reservatórios continuam cheios
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (17), em entrevista à GloboNews, que não há risco de racionamento de energia no país. Apesar da seca na Amazônia e das altas temperaturas registradas no Brasil nos últimos dias, ele disse que as hidrelétricas da região estão funcionando e os reservatórios em todo o país continuam cheios.
"Estive pessoalmente no Norte quando houve crise de abastecimento naquele local e vivemos um momento muito tenso com a parada de Santo Antônio [usina hidrelétrica no rio Madeira, em Porto Velho (RO)], que é fio d'água [sem reservatório]”, disse o ministro.
“Hoje, graças a Deus, esta usina está normalizada. Belo Monte [outra hidrelétrica, no Pará] sabemos que está no seu fornecimento normal e também em Jirau [usina acima de Santo Antônio, no Madeira, em Rondônia], portanto não temos nenhum problema hídrico hoje no Norte do Brasil", completou.
Silveira também demonstrou ser favorável à volta do horário de verão. "Mesmo não tendo necessidade energética, devemos avaliar a possibilidade do horário de verão para impulsionar a economia", afirmou, citando que alguns setores, como bares e restaurantes, se beneficiam da mudança no relógio. "Precisamos olhar a questão do horário de verão de forma mais holística, mais ampla", continuou.