Apesar de afirmações da Casa Civil, PF acredita que Lula manterá segurança pessoal com civis
Rui Costa anunciou que segurança do presidente seria realizada pelo GSI
Foto: Agência Brasil
Após o anúncio do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) passar a chefiar a segurança de Lula, a Polícia Federal acredita que os agentes da corporação vão seguir no comando do setor.
Segundo a CNN, a fala não foi bem vista nos corredores da Secretaria Extraordinária de Segurança Presidencial (Sesp), chefiada pelo delegado da PF Alexsander Castro.
“É o GSI quem vai fazer [a segurança] e o presidente terá a liberdade de fazer e convidar quem ele entender que deve compor, independente de ser da Polícia Federal, Militar ou membro das Forças Armadas. Será montado modelo híbrido sob coordenação do GSI”, disse Rui Costa a jornalistas após reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, na terça-feira (20).
A Sesp foi criada através de um decreto, com previsão de ser extinta na próxima sexta-feira (30). Com a proximidade do fim, a PF pede a continuidade da pasta sob o argumento de que o modelo é adotado em outros países democráticos.
Apesar das falas de Rui Costa, a PF acredita que Lula não vai retirar a PF da chefia da segurança imediata dele e usa a seu favor a Lei da Reestruturação do Governo, publicada no último dia 19, que garantiria a permanência da Sesp até o fim do governo.
Lula ainda não se pronunciou sobre o embate entre o GSI e a PF.