Apesar do atraso, Bruno Reis diz estar “tranquilo” com andamento da revisão do PDDU de Salvador
Prefeito garantiu que a FGV, responsável pela revisão, já apresentou calendário de discussões públicas

Foto: Farol da Bahia
Mesmo com mais de um ano de atraso na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (30) estar “tranquilo” em relação ao andamento do processo.
Segundo ele, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para elaborar a nova versão do documento e já apresentou um cronograma que inclui audiências públicas e debates setoriais antes do envio do texto à Câmara Municipal.
“Contratamos uma consultoria de grande credibilidade. A Fundação Getúlio Vargas é uma instituição renomada e apresentou um calendário. A partir disso, vamos iniciar as audiências públicas, os debates setoriais e o prazo para apresentação de sugestões da população. Há toda a formalidade legal que o PDDU exige antes de ser encaminhado à Câmara”, afirmou.
Bruno disse ainda que o atraso na revisão não causou prejuízos à cidade, mas defendeu a necessidade de modernização do plano.
“O PDDU atual ainda funciona bem e permite que a cidade se desenvolva. No entanto, dá para modernizar ainda mais. Estamos buscando o que há de melhor em práticas no Brasil e no mundo para que Salvador tenha um PDDU que represente os reais interesses da cidade”, reforçou o prefeito.
Entenda
Em maio deste ano, a Prefeitura de Salvador contratou, com dispensa de licitação, a FGV para elaborar a nova versão do PDDU. O contrato, firmado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 15 de setembro, tem valor de R$ 3,6 milhões e vigência de 12 meses.
A versão atual do plano foi sancionada em 2016, durante a gestão do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). Pela legislação, a prefeitura deveria apresentar uma nova proposta de revisão até junho de 2024, o que não ocorreu.
•LEIA MAIS: Vereadores da bancada de oposição na Câmara cobram estudos do PDDU
A atualização do PDDU é considerada fundamental, pois define as diretrizes para o crescimento urbano de Salvador, abordando temas como uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente e infraestrutura.


