Aplicativo Caixa Tem pode ser usado para pagamento do Bolsa Família
Ferramenta já é usada para saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Foto: Agência Brasil
Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o banco planeja usar o aplicativo Caixa Tem para fazer o pagamento aos beneficiários do Bolsa Família. Ele ainda destacou na última quarta-feira (26), durante coletiva virtual para apresentação dos resultados fiscais do banco no segundo trimestre, que a Caixa vai fazer essa migração como mais uma possibilidade aos beneficiários do programa, que poderão continuar utilizando os meios de saques tradicionais.
“O Bolsa Família, até hoje, foi pago na boca do caixa e no ATM [caixas eletrônicos]. Vamos oferecer a conta digital, mas com tranquilidade, porque é um público mais sensível a essa questão de tecnologias”, disse Guimarães.
Aplicativo
O Caixa Tem, lançado em abril deste ano, é um aplicativo de serviço sociais e transações bancárias. Ele foi criado para o pagamento do auxílio emergencial do governo federal, em razão da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Atualmente, o aplicativo também está sendo utilizado para o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O aplicativo permite que os usuários realizem pagamentos e transferências. Além de fazer compras na internet utilizando o cartão de débito virtual, gerado gratuitamente no próprio aplicativo e, também, compras no comércio com um código gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento. Ainda de acordo com o presidente da Caixa, todos esses produtos oferecidos de forma gratuita à população durante a pandemia serão mantidos. “Este aplicativo é o nosso banco digital para menor renda, que é 90% da base de clientes da Caixa”, concluiu Guimarães.