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Mourão defende tese de que universitários com condições deviam pagar por ensino público

Recursos ajudariam o Estado a ampliar investimentos em Educação

Por Da Redação, Agências
Ás

Mourão defende tese de que universitários com condições deviam pagar por ensino público

Foto: Agência Brasil

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu nesta quarta-feira (26),  a tese de que estudantes universitários com condições financeiras deveriam pagar para estudar em universidades públicas federais. Segundo Mourão, o valor das mensalidades ajudaria  a subsidiar o ingresso de jovens menos favorecidos em instituições de ensino superior particulares.

“Uma visão que tenho de longa data é que temos gente que, podendo pagar, está dentro da universidade federal, recebendo ensino de graça. E que, uma vez formada, passa única e exclusivamente a lidar com sua vida privada”, comentou o vice-presidente durante uma palestra virtual organizada pelo grupo Ser Educacional, mantenedor de seis instituições de ensino superior espalhadas pelo país, além de escolas técnicas e forte presença no ensino à distância (EAD).

Mourão disse que defende essa vertente porque os filhos deles estudaram em universidades federais e ele “ poderia ter pago algo. Seria normal”, afirmou. Ainda durante a palestra, ele disse que a cobrança para universitários com melhores condições financeiras seria uma forma de compensação que ajudaria o Estado a ampliar investimentos em Educação.

“O Estado brasileiro enfrenta uma crise fiscal grave. Uma crise que lhe dá pouco espaço para soluções que utilizem recursos públicos de forma a termos um maior gasto social. É algo em que temos que pensar seriamente, sem preconceitos. Seria um recurso que poderia ser canalizado para aqueles jovens que precisam de financiamento; uma compensação muito justa. Temos que buscar espaço fiscal e fontes de financiamento. E uma fonte seria esta”, disse Mourão.

De acordo com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, a proposta de cobrança nas universidades federais reproduz o senso-comum, demonstrando desconhecimento da realidade do ensino público superior.

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