Aplicativo Celular Seguro completa seis meses com mais de 56 mil bloqueios
Ferramenta do governo federal visa inibir furto, roubo ou perda de aparelhos
Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo
O aplicativo Celular Seguro, criado pelo governo federal para inibir roubos de smartphones, completa seis meses nesta segunda-feira (17). Desde o lançamento, foram registradas 56.403 ocorrências, sendo 43.838 relacionadas a roubos e furtos de aparelhos. As demais ocorrências são ligadas a perdas ou outras situações não especificadas na plataforma.
A ferramenta permite solicitar bloqueios de aparelhos e contas bancárias após ocorrências. Em seis meses, 2.068.146 usuários se cadastraram, mas apenas 1.667.963 aparelhos foram registrados no programa, conforme dados atualizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública até sexta-feira (14).
O levantamento também revela que os pedidos de bloqueio no Celular Seguro estão diminuindo há três meses consecutivos, após um pico de 10.736 ocorrências em fevereiro.
Já a média diária de bloqueios da plataforma chega a 316 celulares por dia. Atualmente, todas as empresas de telefonia integram o programa e têm a possibilidade de bloquear o chip do número do telefone a partir de disparos dos usuários do aplicativo.