Apoio entre Trump e Bolsonaro amplia em até 2000% compra de hidroxicloroquina
Foram vendidas 58.444 unidades, em um dia, do medicamento no Brasil
Foto: Reprodução/ IstoÉ
As declarações de Jair Bolsonaro e de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus (Covid-19), fizeram com que as vendas dos medicamentos crescessem nas farmácias brasileiras por volta de 2.190%, em relação à média diária de 2019, segundo dados do UOL.
Em meio à pandemia, as vendas de medicamentos à base de hidroxicloroquina, utilizado em tratamentos de malária e de doenças autoimunes como lupus e artrite reumatóide, dispararam. Foram comercializadas 227.245 unidades do medicamento em março, um crescimento de 180% em relação à média mensal de 2019.
A procura pelo medicamento no Brasil teve como ápice no dia 19 de março, quando Trump anunciou a adoção da hidroxicloroquina no tratamento dos pacientes com Covid-19 nos EUA. Apenas neste dia, foram vendidas 58.444 unidades no país brasileiro, sendo que a média diária em 2019 era de 2.645 unidades.
Os registros de comercialização diária foram disponibilizados ao UOL pela consultoria Close-Up Internacional, que trabalha com dados dos setores farmacêutico e de saúde. Foram considerados quatro medicamentos à base de hidroxicloroquina: Reuquinol, Plaquinol, além de duas versões genéricas da droga.