• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Após 36 anos, Bahia dá pontapé inicial em sonho de conquistar Libertadores nesta terça-feira (17)

Após 36 anos, Bahia dá pontapé inicial em sonho de conquistar Libertadores nesta terça-feira (17)

Esquadrão volta a disputar o torneio continental há 36 anos; confira retrospecto do Tricolor na competição

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Após 36 anos, Bahia dá pontapé inicial em sonho de conquistar Libertadores nesta terça-feira (17)

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia se prepara para enfrentar o The Strongest, nesta terça-feira (17), na estreia da Copa Libertadores da América 2025. A partida de ida da fase preliminar está marcada para às 21h30 (Horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, na cidade de La Paz, na Bolívia.

A delegação tricolor embarcou primeiramente para Santa Cruz de La Sierra, outra cidade boliviana, porém com nível de altitude próximo ao do mar. Em seguida, a equipe de Rogério Ceni viaja para o palco do confronto desta noite, a cidade de La Paz, com 3,6 mil metros de altitude.

A escalação provável da equipe conta com:

Danilo Fernandes [Marcos Felipe]; Gilberto, Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba [Gabriel Xavier]; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga [Acevedo ou Erick] e Lucho Rodríguez.

A partida de volta já está definida para próxima terça-feira (25), na Arena Fonte Nova, em Salvador, também às 21h30. 

MAIS DE UMA DÉCADA SEM CONSEGUIR VENCER ADVERSÁRIO NA BOLÍVIA

O The Strongest, adversário do Bahia nesta terça (17), não perde para brasileiros como mandante há 12 anos na Libertadores. Com a altitude a favor, o único time brasileiro a vencer o Tigre em solo boliviano foi o Atlético-MG, em 2013. Desde então, São Paulo, Athletico, Internacional, Santos, Fluminense e Grêmio jogaram contra a equipe da Bolívia e falharam ao tentar derrotá-lo. O Esquadrão será o sétimo time brasileiro a tentar domar o Tigre. 

Confira o histórico do The Strongest em casa contra brasileiros:

2013: The Strongest 1 x 2 Atlético-MG (única derrota boliviana)
2013: The Strongest 2 x 1 São Paulo
2014: The Strongest 2 x 1 Athletico
2015: The Strongest 3 x 1 Internacional
2016: The Strongest 1 x 1 São Paulo
2017: The Strongest 1 x 1 Santos
2021: The Strongest 2 x 1 Santos
2022: The Strongest 5 x 0 Athletico
2023: The Strongest 1 x 0 Fluminense
2024: The Strongest 2 x 0 Grêmio 

TRICOLOR VISA MELHORAR RETROSPECTO NA LIBERTADORES:

O duelo desta terça (17) será a quarta participação do Esquadrão na competição. O primeiro representante brasileiro na Libertadores também compareceu em outras três edições.

Na Liberta de 1960, com formato único de mata-mata com sete participantes, o Bahia chegou como campeão brasileiro de 1959 e jogou apenas duas partidas contra o San Lorenzo pela fase inicial. No jogo de ida, perdeu por 3 a 0 em Buenos Aires. Já na volta, o Tricolor não conseguiu reverter o agregado e fez 3 a 2 nos argentinos, o que resultou na eliminação do time brasileiro.

Na edição de 1964, o vice-campeão brasileiro de 1963 disputou duas rodadas preliminares para se juntar às outras equipes na competição e encarou o Deportivo Itália, da Venezuela. Com ambas as partidas em Caracas, o Bahia empatou sem gols no primeiro duelo e perdeu por 2 a 1 no segundo.

Na Libertadores de 1989, o Esquadrão era o campeão brasileiro de 1988 e fez uma ótima campanha na fase de grupos, com 10 pontos acumulados em quatro triunfos e dois empates. Nas oitavas de final, Bahia enfrentou o Universitário, do Peru. Mesmo com empate de 1 a 1 na ida fora de casa, o Tricolor venceu os peruanos por 2 a 1 na volta em Salvador. A eliminação viria nas quartas de final, quando foi derrotado pelo Internacional no primeiro jogo em Porto Alegre. Na partida da volta, o empate sem gols na antiga Fonte Nova debaixo de muita chuva foi insuficiente para que o Tricolor avançasse algumas casas em busca da tão sonhada Glória Eterna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário