Após aceitar convite para comandar ministério do Turismo, Sabino agradece Lula e União Brasil
Após semanas de especulações, deputado substituirá Daniela Carneiro
Foto: Myke Sena/Câmara dos Deputados
Após aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser o novo ministro do Turismo, o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) agradeceu ao chefe do Estado e à bancada de seu partido pela confiança. Sabino compartilhou um vídeo nesta quinta-feira (13) oficializando que irá comandar a pasta.
A nomeação do deputado deve sair nos próximos dias no Diário Oficial da União. “Assumo com responsabilidade, disposição e vontade de fazer com que o turismo no nosso país signifique aquilo que significa em outras nações, com mais empregos, renda e mais desenvolvimento”, informou o deputado “Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço à minha bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados”, completou.
O deputado assume o Ministério do Turismo após semanas de negociação entre o governo e o União Brasil, o que levou à saída de Daniela Carneiro da Esplanada dos Ministérios. Sabino ser nomeado como ministro também é uma tentativa do governo de melhorar a articulação política na Câmara dos Deputados.
Mudança no Turismo
O Palácio do Planalto confirmou que o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) será o novo ministro do Turismo. O convite foi formalizado nesta quinta-feira (13), após reunião entre o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no gabinete presidencial, em Brasília. O anúncio foi divulgado em um comunicado distribuído à imprensa, e a nomeação deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU).
Sabino substituirá Daniela Carneiro no cargo. Nomeada desde o início do governo Lula, Daniela Carneiro foi a deputada federal mais votada do estado do Rio de Janeiro e deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados. Ela é casada com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), um importante aliado de Lula na região da Baixada Fluminense na campanha eleitoral de 2022.
A mudança na pasta vinha sendo especulada desde o mês passado, e já havia sido selada, na semana passada, durante uma outra reunião ocorrida no Palácio do Planalto, desta vez com o presidente Lula, Daniela Carneiro, Waguinho, e o ministro Alexandre Padilha.
A indicação de Celso Sabino é dos dirigentes do partido União Brasil, que vinha reivindicando a reformulação da pasta após divergências internas com Daniela Carneiro, que chegou a anunciar a saída da legenda. O partido conta com uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados - 59 parlamentares. Na montagem do governo, além do Ministério do Turismo, o partido indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP); e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também veio da base do partido na Câmara.
A íntegra do comunicado emitido pelo Palácio do Planalto sobre a troca no Ministério do Turismo:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias.