Após apresentar uma PEC a favor da reeleição de Alcolumbre, Rose de Freitas é afastada do Podemos
Ação da senadora é contrária ao posicionamento defendido pelo partido
Foto: Reprodução
O Podemos afastou a senadora Rose de Freitas após ela apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a reeleição do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A suspensão da filiação partidária é de 60 dias.
De acordo com o comunicado oficial do partido, o afastamento ocorre após a Comissão Executiva Nacional acolher o parecer o Conselho de Ética e Disciplina. Rose de Freitas terá um prazo de cinco dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar uma defesa.
A senadora apresentou uma PEC para permitir a recondução dos membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado, o que também dá aval para a reeleição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A ação da parlamentar é contrária ao posicionamento defendido pelo partido.
A PEC permite apenas uma recondução consecutiva, mesmo entre uma legislatura e outra. A estratégia de Alcolumbre e aliados é afastar críticas de que a medida abriria margem para um presidente se "eternizar" no poder do Legislativo. Na justificativa, a parlamentar afirma que a reeleição por um período subsequente é permitida para chefes do Executivo e que a mudança é uma forma de "harmonizar o texto constitucional".