Política

Após denúncia do MPF, Justiça torna réu Allan dos Santos por ameaça a Barroso

Agora, o processo penal vai prosseguir na Justiça Federal

Por Da Redação
Ás

Após denúncia do MPF, Justiça torna réu Allan dos Santos por ameaça a Barroso

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Após ter recebido denúncia, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, nesta segunda-feira (7), tornar réu o jornalista, Allan dos Santos pelo crime de ameaça ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão da 10ª Turma do Tribunal atendeu a um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal. O colegiado julgou o pedido contra determinação da primeira instância, que tinha rejeitado a acusação oferecida pelo próprio MPF. Agora, o processo penal vai prosseguir na Justiça Federal.

O MPF informou que as ameaças de Alan ao ministro foram feitas em um vídeo de 2020, publicado com o título “Barroso é um miliciano digital”. Na gravação, Allan dos Santos ofendeu o magistrado por, supostamente, ter se referido a ele como "terrorista digital".

Em trecho do vídeo, o jornalista afirmou que se o ministro "tirar o digital" e colocar "só terrorista", ele verá "o que será feito com ele".

O MPF argumentou que a declaração de Allan extrapolou o direito de liberdade de expressão, pois apresenta "designíos claros de ódio e repúdio contra instituições constitucionais e seu representante".

A Procuradoria ofereceu denúncia contra ele pelos crimes de ameaça (pena prevista de 1 a 6 meses de detenção) e incitação ao crime (pena prevista de 3 a 6 meses de detenção).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.