Após dois anos, INSS retoma atendimento presencial sem agendamento
Retorno será gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O atendimento presencial nas agências do INSS, sem necessidade de agendamento prévio, está sendo retomado gradualmente a partir deste mês, após dois anos sem funcionamento. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União, na quarta-feira (2)
O serviço presencial foi suspenso em 2020 por conta da pandemia gerada pela Covid-19. o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no final do mesmo ano, mas somente com agendamento prévio.
Segundo a portaria, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento.
O retorno vai ser feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências. A portaria orienta também que, nos casos classificados como de “Atendimento Simplificado”, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico”, de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.