CNBB lança Campanha da Fraternidade 2022: tema tem Educação como foco
O projeto irá incentivar a educação integral, considerando os aspectos emocionais, espirituais, cognitivos e físicos dos estudantes
Foto: Divulgação / MCTIC
A Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema "Fraternidade e Educação" e o lema bíblico "Fala com sabedoria, ensina com amor", foi lançada oficialmente, nesta quarta-feira (2), pela a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O projeto tem o intuito de incentivar a visão da educação integral, considerando os aspectos emocionais, espirituais, cognitivos e físicos dos estudantes.
Durante o evento, o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, disse que "a educação não é apenas uma questão a ser discutida dentro das escolas". O religioso alertou que cada membro da sociedade tem um papel fundamental no processo.
"Para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira. Quer dizer que educar é tarefa da família, das escolas, das igrejas e de toda sociedade", diz o secretário geral da CNBB.
O presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou que "Educação é pilar da paz e por isso precisa receber sempre mais investimento significativo de governantes, empreendedores, instituições, todos os setores".
Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. O lançamento do tema ocorre sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Este ano a Campanha da Fraternidade é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”.
A campanha da fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960. O texto-base da iniciativa é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB.