Após limitar acesso ao Facebook, Rússia restringe contas do Twitter
Restrição vigora em vários provedores russos, segundo o site NetBlocks
Foto: Pexels
A Rússia está restringindo vários usuários do Twitter, à medida que as tropas do país avançam na Ucrânia, na manhã deste sábado (26).
A informação é confirmada pelo NetBlocks, responsável por monitorar serviços cibernéticos em todo o mundo. Segundo o site, a restrição está presente em vários provedores russos e ocorre no momento em que as autoridades russas entram em conflito com as regras da plataforma em relação ao conflito com a Ucrânia.
⚠️ Confirmed: Live metrics show that Twitter has been restricted on multiple providers in #Russia as of 9:00 a.m. UTC; the incident comes as the government clashes with social media platforms over policy in relation to the #Ukraine conflict 📉
— NetBlocks (@netblocks) February 26, 2022
📰 Report: https://t.co/ihPX8fb86s pic.twitter.com/nGrcHzjIXd
Vale lembrar que nessa sexta-feira (25), o órgão regulador de comunicações da Rússia anunciou que o acesso da população ao Facebook estaria sendo limitado. O governo de Putin acusa a rede social de censura às postagens de veículos de comunicação estatais sobre a invasão militar na Ucrânia.
Segundo as autoridades russas, quatro veículos estatais estão sendo atingidos: TV estatal Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti e os sites Lenta.ru e Gazeta.ru.
Um dia antes da limitação de acesso, o Facebook tinha rotulado publicações de veículos russos sobre a operação no país vizinho como “não confiáveis”, além de impor restrições restrições técnicas para reduzir o alcance das postagens.
Além disso, a restrição do governo russo ao Twitter se há poucas horas pós a Meta, empresa responsável pelo Facebook, anunciar que proibiu a mídia estatal da Rússia de monetizar suas publicações na rede social.