• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Após Lira cancelar convocação de Rui Costa, relator diz que não vai pedir prorrogação da CPI do MST
Política

Após Lira cancelar convocação de Rui Costa, relator diz que não vai pedir prorrogação da CPI do MST

Comissão tem prazo de funcionamento até setembro

Por Da Redação
Ás

Após Lira cancelar convocação de Rui Costa, relator diz que não vai pedir prorrogação da CPI do MST

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deputado Ricardo Salles (PL-SP), afirmou na quarta-feira (9) que não vai mais pedir a prorrogação da comissão, que tem prazo de funcionamento até 14 de setembro.

A CPI poderia ter o período de atuação prorrogado e já havia um requerimento pronto para prolongar os trabalhos por mais 60 dias. A decisão de prorrogar o funcionamento cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que na quarta anulou convocação, aprovada pelo colegiado, do ministro da Casa Civil, Rui Costa

Em outro revés para o colegiado dominado por oposicionistas, o Republicanos retirou deputados de perfil contrárias ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla negocia o comando de um ministério.

A base governista também negociou trocas de integrantes da CPI do MST com partidos do Centro, e agora acredita que tem maioria na Comissão. As trocas envolvem partidos como União Brasil, MDB, PP e Republicanos. Os dois últimos devem compor o primeiro escalão do governo com uma minirreforma prometida para este mês.

A medida adotada por Lira e as trocas realizadas pelo Republicanos foram interpretadas como manobras para esvaziar a comissão.

“Diante dessas manobras regimentais e a clara arregimentação de partidos que estão negociando espaços no governo, claramente não é mais o caso de prorrogar a CPI. Não podemos querer prorrogar algo cujas pernas foram amputadas”, disse Salles. O relator ainda afirmou que as mudanças foram feitas para "agradar ao governo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário