Após morte de Elizabeth II, Lula, Ciro, Tebet e mais políticos homenageiam rainha
Personalidades políticas do Brasil manifestaram condolências à monarca através das redes sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais | Ricardo Stuckert | PDT | Moreira Mariz/Agência Senado
Após a confirmação da morte da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta quinta-feira (8), personalidades políticas do Brasil manifestaram condolências. A monarca estava no trono havia 70 anos.
Entre os candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) foi o primeiro a se manifestar pelas redes sociais. O político elogiou a "superação, sacrifício pessoal e devotamento" da rainha Elizabeth II.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos em que esteve com a monarca quando era chefe do Executivo. Através de post, o petista afirmou que a rainha Elizabeth "marcou era como chefe de Estado" e conviveu com primeiros-ministros de diferentes ideologias.
Já Simone Tebet (MDB), elogiou o exemplo de "liderança feminina" e disse que a vida da Rainha serve como modelo ao nosso país.
Na mesma linha de Tebet, Soraya Thronicke (União) disse que o Brasil deveria mirar no exemplo britânico do protagonismo feminino.
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), se manifestou em nome do Congresso Nacional. Ele ressaltou o papel e a importância política da Rainha e a elogiou.
A monarca morreu, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi realizado nos canais oficiais da família real britânica.