Veja como os líderes mundiais reagiram à morte da Rainha Elizabeth II
A monarca faleceu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos, após 70 anos de reinado
Foto: Reprodução/Twitter/Família Real
Com a repercussão da morte da rainha Elizabeth II, anunciada nesta quinta-feira (8), diversos líderes mundiais se pronunciaram para lamentar o ocorrido e prestar condolências à família real britânica. Elizabeth II faleceu "pacificamente" aos 96 anos, após 70 anos de reinado, o mais longo do Reino Unido.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou luto de três dias devido à morte da rainha. Através das redes sociais, ele lamentou o ocorrido e afirmou que Elizabeth não foi uma rainha apenas para os britânicos, "mas para todos nós".
"Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor"
- Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
- Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
Volodymyr Zelensky, também através das redes, apresentou condolências, "em nome de todo o povo ucraniano", à família real e ao Reino Unido pela "perda irreparável".
"É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Em nome do povo 🇺🇦 , apresentamos as sinceras condolências ao
@RoyalFamily, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por esta perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com você."
It is with deep sadness that we learned of the death of Her Majesty Queen Elizabeth II. On behalf of the 🇺🇦 people, we extend sincere condolences to the @RoyalFamily, the entire United Kingdom and the Commonwealth over this irreparable loss. Our thoughts and prayers are with you.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 8, 2022
Emmanuel Macron, líder francês, escreveu que lembra-se da rainha como "uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século para sempre".
"Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Guardo a memória de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou seu país e seu século para sempre."
Sa Majesté la Reine Elizabeth II a incarné la continuité et l’unité de la nation britannique plus de 70 ans durant. Je garde le souvenir d’une amie de la France, une reine de cœur qui a marqué à jamais son pays et son siècle.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) September 8, 2022
Através da emissão de um comunicado oficial, o presidente norte americano Joe Biden disse que "em um mundo em constante mudança, ela foi uma presença constante e uma fonte de conforto e orgulho para gerações de britânicos" e conclui que "seu legado será grande nas páginas da história britânica e do nosso mundo".
Our statement on the death of Queen Elizabeth II. pic.twitter.com/0n7pmVVg2w
— President Biden (@POTUS) September 8, 2022
Liz Truss, recém empossada primeira-ministra do Reino Unido, escreveu que o país "cresceu e floresceu" sob o reinado de Elizabeth II e que ela "deixa um grande legado".
Her Majesty Queen Elizabeth II pic.twitter.com/Acp3xy5kH4
— Liz Truss (@trussliz) September 8, 2022
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse estar "profundamente triste" com o falecimento da rainha, a quem chamou de "amiga das Nações Unidas e uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudanças".
"Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, admirada em todo o mundo por sua liderança e devoção. Ela era uma boa amiga do @U e uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudança. Sua dedicação inabalável e ao longo da vida será lembrada por muito tempo."
I am deeply saddened at the passing of Her Majesty Queen Elizabeth II, admired worldwide for her leadership & devotion.
She was a good friend to the @UN & a reassuring presence through decades of change.
Her unwavering, lifelong dedication will be long remembered. pic.twitter.com/1wlZEt8PLA
— António Guterres (@antonioguterres) September 8, 2022
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, escreveu que a rainha “será lembrada como um dos pilares do nosso tempo”. “Ela personificava dignidade e decência na vida pública”, disse.
"Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, será lembrada como um dos pilares do nosso tempo. Ela forneceu liderança inspiradora para sua nação e povo. Ela personificava dignidade e decência na vida pública. Dolorido por sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido nesta hora triste."
Her Majesty Queen Elizabeth II will be remembered as a stalwart of our times. She provided inspiring leadership to her nation and people. She personified dignity and decency in public life. Pained by her demise. My thoughts are with her family and people of UK in this sad hour.
— Narendra Modi (@narendramodi) September 8, 2022