Após morte de Elizabeth II, Lula, Ciro, Tebet e mais políticos homenageiam rainha
Personalidades políticas do Brasil manifestaram condolências à monarca através das redes sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais | Ricardo Stuckert | PDT | Moreira Mariz/Agência Senado
Após a confirmação da morte da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta quinta-feira (8), personalidades políticas do Brasil manifestaram condolências. A monarca estava no trono havia 70 anos.
Entre os candidatos à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) foi o primeiro a se manifestar pelas redes sociais. O político elogiou a "superação, sacrifício pessoal e devotamento" da rainha Elizabeth II.
Com a morte da Rainha Elizabeth II se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação. Que ela descanse, merecidamente, em paz. pic.twitter.com/kKqpKLntDj
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 8, 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos em que esteve com a monarca quando era chefe do Executivo. Através de post, o petista afirmou que a rainha Elizabeth "marcou era como chefe de Estado" e conviveu com primeiros-ministros de diferentes ideologias.
A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/XUgYDD3528
— Lula 13 (@LulaOficial) September 8, 2022
Já Simone Tebet (MDB), elogiou o exemplo de "liderança feminina" e disse que a vida da Rainha serve como modelo ao nosso país.
A rainha Elizabeth II é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação poderosa como o Reino Unido. Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado. Sua vida, seus atos, sua trajetória servem +
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 8, 2022
Na mesma linha de Tebet, Soraya Thronicke (União) disse que o Brasil deveria mirar no exemplo britânico do protagonismo feminino.
O Brasil precisa mirar no exemplo dos ingleses que valorizaram a figura feminina da Rainha Elizabeth II, respeitando também a força das nossas mulheres e garantindo a elas cada vez mais protagonismo.
— SorayaPresidente (@SorayaThronicke) September 8, 2022
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), se manifestou em nome do Congresso Nacional. Ele ressaltou o papel e a importância política da Rainha e a elogiou.
Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolências à família e a todo o povo do Reino Unido.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) September 8, 2022
A monarca morreu, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi realizado nos canais oficiais da família real britânica.