Após polêmica política, Havaianas troca presidência do Conselho de Administração
O empresário João Moreira Salles assumiu o posto

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após a polêmica política envolvendo a campanha publicitária com a atriz Fernanda Torres, a Alpargatas, dona da Havaianas, elegeu João Moreira Salles como novo presidente do Conselho de Administração da companhia.
Ele assume o cargo após a renúncia de Pedro Moreira Salles, que deixou a presidência para se dedicar à carreira acadêmica, citando conflitos de agenda com a atuação como professor na Universidade de Columbia, em Nova York.
Com a mudança, o Conselho também criou o cargo de vice-presidente, que passa a ser ocupado por Rodolfo Villela Marino.
Relembre
A polêmica política envolvendo a Havaianas ocorreu em dezembro de 2025, motivada por uma campanha publicitária de fim de ano estrelada pela atriz Fernanda Torres.
No vídeo, a atriz dizia não desejar que as pessoas começassem o ano com o “pé direito”, mas sim com os “dois pés”, incentivando uma atitude mais ativa para 2026.
Políticos bolsonaristas, como o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), interpretaram a fala como uma provocação contra a direita brasileira e promoveram uma campanha de boicote à marca.
Conhecida principalmente pela marca Havaianas, a Alpargatas é uma das maiores empresas de calçados do Brasil. Fundada em 1907, tem atuação global e aposta em inovação e sustentabilidade.


