Lula cita Trump em jantar com deputados e diz que aposta no diálogo na política internacional
Presidente afirma que sua “arma” é a paz e sinaliza viagem aos Estados Unidos após agenda na Índia

Foto: Ricardo Stuckert / Instagram Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um jantar com líderes da Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (4), e afirmou, em tom de brincadeira, que sua “arma” na política internacional é a paz.
Segundo relatos de participantes do encontro, Lula comentou que, em uma eventual conversa com Trump, diria que sua estratégia é o diálogo. O presidente chegou a afirmar que iria aos Estados Unidos vestido como Mahatma Gandhi para dizer que sua arma é a paz, em referência ao líder indiano associado ao pacifismo.
No jantar, que contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Lula também confirmou a intenção de viajar aos Estados Unidos após a visita oficial à Índia. A declaração foi interpretada como um gesto de disposição para manter interlocução direta com o governo norte-americano.
Lula aproveitou o encontro para agradecer aos deputados pela defesa da soberania brasileira durante o tarifaço ocorrido no passado. Na ocasião, o Congresso divulgou uma nota pública em apoio à posição do Brasil, gesto que, segundo o presidente, teve peso institucional no cenário internacional.
Além dos temas de política externa, o jantar foi usado para reforçar a relação do Palácio do Planalto com a Câmara dos Deputados e estreitar o diálogo com a base governista e o centrão, com foco nas articulações políticas para as eleições de outubro.


