Após posse, Zanin já recebe novos processos no STF
Ministro foi apossado nesta quinta-feira (3) já conta com 594 casos no acervo
Foto: Agência Brasil
Após ser empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (3), Cristiano Zanin já assumiu a relatoria dos processos que pertenciam ao antecessor, Ricardo Lewandowski.
A partir do final da tarde até as 18h, Zanin recebeu 10 processos novos que acabaram de ser protocolados na Corte. Com isso, o acervo agora conta com 594 casos. Ele herdou de Lewandowski 364 processos e mais 220 recursos.
É esperado que Zanin receba ainda mais processos novos, visto que a distribuição de casos na Corte é feita de forma equitativa entre os ministros.
A cerimônia de posse de Zanin no STF contou com a presença de 850 convidados, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de autoridades dos Três Poderes.
Entre os processos deixados por Lewandowski, há casos importantes, como a ação que trata da quarentena para indicação de políticos em empresas estatais e o processo sobre a validade de um decreto do presidente Lula que restabeleceu alíquotas de PIS/Pasep.