Após quase 5 meses, embaixador do Brasil retorna a Kiev
Norton Rapesta deixou a capital da Ucrânia em 1º de março, por causa da aproximação das tropas russas
Foto: Reprodução
Após quase cinco meses, o embaixador do Brasil na Ucrânia vai retornar à Kiev, conforme publicou o Ministério das Relações Exteriores, nessa terça-feira (26). Norton de Andrade Mello Rapesta deixou a capital do país em 1º de março, após a aproximação das tropas russas aumentar a insegurança na região.
O embaixador vai voltar a trabalhar presencialmente. Com disso, os postos de atendimento consular, instalados de forma temporária, serão encerrados.
Esses postos auxiliavam na evacuação de brasileiros que queriam deixar a Ucrânia e funcionavam em quatro cidades, de três países: Chisinau (Moldova), Kosice (Eslováquia), Lviv e Chernivtsi (Ucrânia).
Ao todo, o Ministério das Relações Exteriores registrou aproximadamente 250 brasileiros atendidos pelo Itamaraty em Kiev, em especial para emissão de documentos e travessia da fronteira.
“O Itamaraty segue atento à evolução do conflito e está pronto a retomar eventuais medidas emergenciais de atendimento a cidadãos brasileiros que se façam necessárias”, divulgou o ministério, em nota.