Após quatro dias de votação em 2020, Congresso fará pausa para Carnaval
Entre medidas aprovadas até o momento está o projeto com ações de enfrentamento do coronavírus
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Mal iniciou os trabalhos em 2020, após o fim do recesso parlamentar e o Congresso já entra em compasso de carnaval nesta semana. A discussão de pautas importantes ficará para depois da quarta-feira de cinzas. Neste ano, foram somente quatro dias de votações em plenário para deputados e senadores. A partir de março, será um intensa corrida contra o tempo para aprovação de cinco mudanças constitucionais e a prisão após condenação em segunda instância, temas prioritários da agenda. Em julho, começa um novo recesso, seguido da campanha para as eleições municipais de outubro, e o Legislativo volta a parar.
Neste ano, as votações do plenário da Câmara aconteceram nos dia 4,5 e 11. Em 12 de fevereiro, aconteceu sessão conjunta do Congresso, que teve presença também de senadores. Neste período, entre outras matérias, foram aprovados o projeto com ações de enfrentamento do coronavírus e a medida provisória que ampliou em R$ 5 bilhões os créditos para financiamento do agronegócio.
Neste pequeno período de trabalho citado, os parlamentares deixaram de lado a apreciação da MP que instituiu a carteirinha digital gratuita para estudantes. Apresentada pelo Executivo em setembro do ano passado, ela perdeu a validade no último domingo (16), com o esgotamento do prazo de 120 dias para ser votada no Congresso.