Após quatro meses de conflito, Ucrânia segue sob artilharia pesada da Rússia
As forças russas já conseguiram ocupar quase 20% do território, informou o presidente Volodymyr Zelensky
Foto: Reprodução/Twitter
Após mais de quatro meses de conflito, a Rússia mudou de estratégia e concentra suas investidas no Leste e no Sul da Ucrânia, onde tem alcançado conquistas, com o uso de artilharia pesada. Além disso, tem avançado lentamente em locais-chave.
Na Guerra da Ucrânia, que já passou de 130 dias, as forças russas conseguiram ocupar quase 20% do território, como informou o presidente Volodymyr Zelensky
Ao todo, a Armed Conflict Location & Event Data Project (Acled) já registrou mais de 10 mil mortes no país, desde o início do conflito. Mariupol (no sudeste), Kharkiv (nordeste) e Bilohorivka (leste) são as cidades que compilam os maiores números de mortes.
Recentemente, a Rússia capturou a cidade vizinha de Severodonetsk. No domingo (3), várias localidades em Kharkiv foram bombardeadas e uma escola secundária foi destruída.
Na última segunda-feira (4), a conferência de Lugano, na Suíça, aprovou o "Plano Marshall", que visa a reconstrução do país invadido pela Rússia, disponibilizando um investimento de US$ 750 milhões.