Coronavírus

Após queda, Lacen volta a registrar aumento no nº de testes positivos para a Covid-19 na Bahia

Índice havia caído para a 43% nas últimas semanas

Por Da Redação
Ás

Após queda, Lacen volta a registrar aumento no nº de testes positivos para a Covid-19 na Bahia

Foto: Reprodução / Sesab

Depois de apresentar redução nas últimas semanas, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) voltou a registrar aumento no número de testes positivos para a Covid-19. O laboratório é responsável por coletar os exames dos 417 municípios baianos e funciona 24h por dia na análise dos testes. 

De acordo com a diretora do órgão, Arabela Leal, os números começaram a apontar uma redução lenta e uma alta na última semana. Mas o laboratório aguarda os próximos dias para avaliar a razão do novo crescimento.

“A gente teve um episódio com 55% durante a semana. Desde aí, houve uma queda. Foram 53%, 48% e chegamos em 43% [de testes positivos]. Na semana passada, mudou o perfil e a gente teve 48% de positividade na média semanal. Estamos na expectativa do que vai acontecer essa semana porque precisamos avaliar não só uma semana atípica. Mas saber como vem se comportando ao longo dos dias”, disse Arabela ao G1.

Segundo a diretora, o laboratório trabalha analisando a média semanal, avaliando região por região, para observar os locais testados e direcionar as ações para tentar conter o número de casos positivos.

O Lacen fica no bairro do Horto Florestal, em Salvador, e montou uma estrutura provisória para receber os exames que chegam das outras cidades.

“Nessa estrutura provisória a gente faz a checagem se as amostras foram cadastradas no sistema, se já foi gerada etiqueta, toda a parte de conferência de papel. A partir daí eles seguem para os guichês onde vão fazer realmente a entrega da amostra”, disse a Arabela Leal.

O órgão dispõe de uma equipe específica somente para receber e conferir individualmente cada teste e, em sequência atualizar os dados no sistema, e as amostras são encaminhadas para a área técnica para ser processadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.