Após sanções dos EUA, Lula afirma que mantém "relação de respeito" com Cuba

Presidente pediu ao país americano que deixem os cubanos em paz

Por Da Redação
Às

Atualizado
Após sanções dos EUA, Lula afirma que mantém "relação de respeito" com Cuba

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que mantém uma "relação de respeito" com Cuba. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (14), um dia depois das sanções dos Estados Unidos contra os cidadãos brasileiros ligados ao programa "Mais Médicos".

EUA anunciam que revogarão vistos de 'vários membros' do governo do Brasil

Durante a cerimônia de inauguração de fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) em Goiana (PE), Lula também pediu ao país americano que "deixem os cubanos viverem em paz".

"É importante eles saberem que a nossa relação com Cuba é uma relação de respeito a um povo que está sendo vítima de um bloqueio há 70 anos e hoje está passando necessidade em um bloqueio que não há nenhuma razão. Os Estados Unidos fizeram uma guerra e perderam; aceitem que perderam e deixem os cubanos viverem em paz", afirmou Lula.

O presidente da República também pediu para os sancionados não se preocuparem com o visto americano e justificou:

"O mundo é muito grande, o Brasil tem 8,5 km². Você tem lugar para andar no Brasil para caramba", explicou.

Na última quarta-feira (13), o Departamento de Estados dos EUA decidiu impor restrições de visto a pessoas ligadas ao programa do Mais Médicos, ex-funcionários da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e seus familiares.

Segundo nota assinada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, a iniciativa visa punir a "cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano, no âmbito do programa Mais Médicos".

O Mais Médicos levou médicos para áreas onde a oferta destes profissionais era escassa ou até inexistente. Conforme o Ministério da Saúde (MS), o programa contou com 18,1 mil profissionais da medicina selecionados em 2015, ou seja, 60% dos médicos cubanos.

LEIA MAIS:

'Mau exemplo para a humanidade', diz Lula sobre suspensões de vistos dos EUA
Após relatório dos EUA, Lula afirma que 'ninguém está desrespeitando direitos humanos' no Brasil
Lula diz que finaliza nesta quarta (13) projeto de regulamentação de big techs após vídeo de Felca

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário