Após sete anos sem piloto na Fórmula 1, Brasil voltará ao grid com Gabriel Bortoleto
Piloto foi anunciado pela Sauber, na manhã desta quarta-feira (6) e
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Brasil está de volta à maior competição de automobilismo no mundo: a Fórmula 1. A Sauber anunciou, nesta quarta-feira (6), o piloto Gabriel Bortoleto para a temporada de 2025. O jovem de 20 anos lidera o atual campeonato de F2 e foi campeão da F3 no ano passado. Bortoleto correrá ao lado do alemão Nico Hulkenberg, que deixará a Haas e também integrará o time da escuderia suíça.
O anúncio de Bortoleto foi o "breaking" mais esperado pelos fãs de Fórmula 1 no Brasil, e as especulações era de que ocorreria após o Grande Prêmio de Interlagos, no último domingo (3) – o que se concretizou. Antes dele, o último brasileiro a integrar uma equipe durante uma temporada inteira foi Felipe Massa, que deixou a F1 em 2017. Em 2020, o Pietro Fittipaldi chegou a competir por dois GPs, depois de um acidente ter tirado o suíço Romain Grosjean das corridas.
Em um vídeo publicado nas redes sociais da própria Sauber, Bortoleto disse estar realizando o sonho de todo piloto de corrida, que é integrar uma equipe de Fórmula 1. Natural de São Paulo, ele será o 32º piloto brasileiro na F1. Com a entrada de Gabriel e a troca de Hulkenberg de equipe, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Zhou Guanyu – atuais pilotos da Sauber, ficam sem equipe para o próximo ano.