Após três dias de crescimento, taxa de ocupação de leitos de UTI em Salvador volta a cair
Neste domingo (2), a capital baiana chegou a contar com 75% dos leitos ocupados

Foto: Reprodução
A porcentagem de leitos ocupados na Unidade de Terapia Intensiva por pacientes infectados pela Covid-19 em Salvador registrou uma diminuição nesta segunda-feira (3), após três dias consecutivos de aumento. Neste domingo (2), a capital baiana chegou a contar com 75% dos leitos ocupados - porcentagem maior desde o dia 20 de julho, quando começou a contagem para a Fase 1 da retomada do comércio. Nesta segunda, a taxa está em 71%.
"Essa segunda fase nós avaliamos cinco dias dentro dos 14 dias de avaliação, até o dia 7 [de agosto]. Nós já tivemos dois dias abaixo de 70% e restariam três dias. Nós necessitamos de três dias abaixo dos 70%, para reiniciar a retomada da fase dois. Dois dias já foram cumpridos, nós necessitamos nesta semana, até sexta-feira, de mais três dias", explicou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, se referindo as reaberturas dos centros comerciais, como pede o protocolo da fase 2.
Segundo uma cartilha divulgada pela prefeitura de Salvador, a disponibilidade de leitos na cidade consta 692 na UTI Adulto, 27 na UTI Pediátrico, 654 clínico adulto e 27 clínico pediátrico.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 915 casos de Covid-19, totalizando 171.391 casos confirmados desde o início da pandemia. Os casos confirmados ocorreram em 409 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (33,85%).