Após três semanas, Bolsa de Valores de Moscou voltará a reabrir
Segundo o BC russo, a reabertura será gradual, com início a partir desta segunda-feira (21)
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Segundo a presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, a Bolsa de Valores de Moscou deve retomar parte das operações nesta segunda-feira (21). O maior mercado de ações russo estava fechado desde 28 de fevereiro
“Para evitar a volatilidade excessiva e assegurar uma posição de liquidez equilibrada no segmento nessa fase de reabertura, o Banco da Rússia comprará títulos do governo federal“, explicou em comunicado. No entanto, as negociações de ações continuarão suspensas por tempo indeterminado.
Três semanas atrás, na época do fechamento das operações, a presidente do BC russo prometeu “usar as ferramentas necessárias com muita flexibilidade” para lidar com “a situação totalmente anormal” em decorrência das primeiras sanções após a invasão sobre a Ucrânia.
Nesta sexta-feira (18), o BC russo decidiu manter a taxa de juros em 20%. O último reajuste aconteceu no mesmo dia em que fechou as operações da Bolsa, quando a taxa subiu do patamar de 9,5%.
Segundo Nabiullina, a economia russa vai passar por uma “fase de transformação estrutural em larga escala que será acompanhada por um período temporário, mas inevitável, de aumento da inflação“.
Além disso, a partir do retorno, o Banco da Rússia vai comprar operações do tipo OFZ, que são títulos de empréstimos federais com papéis emitidos pelo governo.