ONU aponta continuação do racismo como 'um motor de desigualdade'
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é celebrado em 21 de março
Foto: Unicef/Claudio Versiani
O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, tem o tema "Vozes para a Ação Contra o Racismo" em 2022. Nesta sexta-feira (18), a Assembleia Geral das Nações se reuniu para debater sobre o assunto. Na reunião, o secretário-geral António Guterres disse que o preconceito continua a envenenar instituições, estruturas sociais e a vida cotidiana em todas as sociedades.
Para ele, a discriminação racial é “um motor de desigualdade persistente e a nega às pessoas seus direitos humanos fundamentais”. Na ocasião, ele abordou a relação entre racismo e desigualdade de gênero, considerando “inconfundíveis”. O chefe da ONU disse, ainda, que os impactos têm piorado “nas sobreposições e interseções de discriminação sofridas por mulheres de cor e grupos minoritários”.
Sobre o lema deste ano, Guterres convida o mundo a alçar a voz e agir de forma decisiva, diante da responsabilidade de um maior engajamento com movimentos por igualdade e direitos humanos em todos os lugares. Ele enfatiza, ainda, que nenhum país está imune à intolerância, nem está livre do ódio.