Após vídeo, Governo decide que trará ao Brasil todos brasileiros que quiserem deixar Wuhan, na China
Jovens gravaram vídeo na manhã deste domingo (2), pedindo ajuda a Bolsonaro para deixar país afetado por Coronavírus
Foto: Reprodução/Youtube
Após a gravação do vídeo pedindo ajuda para deixar Wuhan, cidade mais afetada pela epidemia do coronavírus na China, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores afirmaram por meio de nota oficial neste domingo (2), que o governo trará de volta ao Brasil todos os brasileiros que estão no local e que manifestaram desejo de retornar ao país natal.
No comunicado, as pastas afirmaram que o governo "adota todas as medidas necessárias". Assim que chegarem ao Brasil, os cidadãos serão submetidos a quarentena "de acordo com os procedimentos internacionais, sob orientação do Ministério da Saúde".
Graças a distância existente, o Brasil não possui rotas de voo direto para a China. No geral, os aviões fazem escalas nas principais capitais europeias. Na última sexta (31), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o caso poderia ser uma complicação adicional para repatriação dos brasileiros.
O comunicado também divulga que, duas brasileiras que possuem nacionalidade portuguesa já conseguiram deixar Wuhan, em um voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas ficarão em quarentena em Portugal. A identidade delas não foi divulgada.
Pedido de socorro
Na manhã deste domingo (2), brasileiros que residem em Wuhan, na China, gravaram um vídeo de apelo ao presidente Jair Bolsonaro, para que os auxiliassem a deixar o país. Na gravação, eles leem uma carta aberta pedindo ajuda ao governo para voltar ao Brasil. Eles ainda destacam estarem dispostos a ficar em quarentena se necessário.