Copom realiza primeira reunião no ano com foco no Selic
Taxas dos juros básicos podem ter queda de 4,25%
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza na próxima terça-feira (4) e quarta (5), a primeira reunião de 2020 com intuito de definir a taxa básica de juros da economia (Selic), que atualmente está em 4,5% ao ano.
No fim de julho, o Copom começou a fazer uma série de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual, com cortes adicionais de 0,5 ponto em outubro e 0,5 ponto em dezembro.
De acordo com a última edição do boletim Focus, pesquisa do BC com instituições financeiras, a Selic deve ser diminuída para 4,25% na próxima reunião, permanecendo no mesmo nível até dezembro e só voltando a subir em 2021.
Contudo, a crescente do dólar nos últimos dias e a inflação de alimentos, como a carne, no fim do ano passado, podem fazer o Copom manter os juros básicos e aguardar um pouco mais antes de promover um novo corte.
Meta de Inflação
A taxa de juros é o principal instrumento do Banco Central para alcançar a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ainda este ano, a meta é 4% com intervalo de tolerância entre 2,5% e 5,5%.
As instituições pesquisadas pelo boletim Focus, devem encerrar o ano abaixo da meta, em 3,47%, mesmo com alta da carne.