Apple apresenta novo sistema operacional para Iphone com novidades e mudanças
A novidade pode ser vista como uma resposta da Apple às versões Lite de aplicativos no Android
Foto: Reprodução
A apple apresentou, nesta segunda-feira (22), o novo sistema operacional para iPhone, o iOS 14, em um streaming com vídeos gravados anunciando as novidades. Dentre as mudanças, o recurso tenta melhorar a experiência de uso no celular.
Segundo a Apple, o novo software será liberado para os celulares a partir do iPhone 6S. Ele deve ser disponibilizado para usuários do iPhone a partir de setembro. O 14 contará com um recurso chamado "App Library" com um novo espaço para organizar automaticamente os aplicativos, principalmente os que ficam escondidos nas últimas páginas do celular, em coleções.
A ideia permite que "esconda" páginas da tela principal, e o sistema gera uma organização automática. Ao fazer isso, os aplicativos são organizados em novas páginas como "sugestões", "jogos", "adicionados recentemente".
O aparelho poderá contar com widgets de diferentes formas ganhando ainda mais relevância. A função ganhou design totalmente novo e bem semelhante ao android. Com a mudança, os widgets podem ser personalizados em vários tamanhos dentro da tela inicial do iPhone e em meio aos apps.
Outra novidade é que os usuários conseguirão ver vídeos em segundo plano no iPhone. Ao abrir, o dono do celular pode da visualização em tela cheia e deixar o vídeo rolando no canto da tela enquanto usa algum outro aplicativo. Além disso, "App Clips", permite usar "partes dos apps" sem precisar baixar o aplicativo completo.
A novidade pode ser vista como uma resposta da Apple às versões Lite de aplicativos no Android. Para finalizar, houve algumas melhoras como no Siri, Mapas, mensagens; com novos estilos para memoji.
O momento também foi aproveitado para mostrar novidades referentes a outros produtos como iPad, Apple Watch, Apple TV.
O iPad ganhará melhorias no design de aplicativos para aproveitar a tela maior do tablet; O tablet ainda terá mais suporte para a escrita manual com o Apple Pencil —algo que a Samsung já desenvolveu bem nos últimos anos com a caneta S Pen; Fones de ouvido AirPods Pro serão atualizados e recebem um novo recurso de "áudio espacial" para som 3D; O Apple Watch, poderá finalmente rastrear seu sono nativamente. É talvez um dos recursos mais solicitados desde que o Apple Watch foi introduzido em 2015.