Bahia

Apreensão de fuzis na Bahia aumenta 1000% em cinco anos

Dados são do Mapa da Segurança, levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Apreensão de fuzis na Bahia aumenta 1000% em cinco anos

Foto: Divulgação SSP

O número de fuzis apreendidos na Bahia cresceu 1000% entre os anos de 2020 e 2024 - este considerando os meses de janeiro a maio.

Durante todo o ano de 2020 foram apreendidas três armas no estado. O número foi superado em janeiro deste ano, com 11 apreensões. Nos primeiros cinco meses de 2024, já são 33. Os dados são do Mapa da Segurança, levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O armamento de grosso calibre é de uso restrito das Forças Armadas. No fim de 2023, uma apuração do Grupo de Investigações Sensíveis da Polícia Federal na Bahia desvendou um esquema multimilionário do tráfico ilícito de armas de fogo da Europa para a América do Sul. 

As armas eram importadas da Europa para o país sul-americano, onde eram raspadas e vendidas ilegalmente a grupos de intermediários que atuavam na fronteira do Brasil com o Paraguai, para serem revendidas às principais facções criminosas no Brasil.

Até dezembro, a empresa investigada importou cerca de 43 mil armas para o Paraguai, movimentando em três anos cerca de R$ 1,2 bilhão. Neste período foram realizadas 67 apreensões que totalizam 659 armas apreendidas no território brasileiro, em dez estados da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Ceará.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.